O Periquito é um pássaro que pode acasalar em qualquer época do ano.
Se você colocar um casal numa gaiola, em condições apropriadas para o acasalamento, eles começarão a reproduzir sem parar, chegando até a criar em média 30 filhotes por ano.
Isso, evidentemente, não é recomendável, pois além de enfraquecer o casal, podendo até matá-los, fará com que os filhotes comecem a nascer enfraquecidos, mais sujeitos a doenças.
Um controle na produção é necessário para que você mantenha uma boa qualidade na sua produção e não sacrifique os seus pássaros.
No Macho Adulto, o nariz tem uma coloração azul, no caso dos de coloração ino ( albinos, lutinos, creminos ) essa coloração é difícil a identificação, podendo ser lilás é necessário alguma prática.
Na Fêmea Adulta o nariz, que é normalmente branco ( azul bem claro ) , quando ela está pronta para o acasalamento torna-se marrom.
Não coloque pássaros defeituosos para cruzar, pois o defeito pode ser transmitido geneticamente .
Depois de escolhido o casal observar se os pássaros se adaptaram um ao outro. Ou seja, se realmente formou o casal. Isso pode ser notado quando o macho começa a alimentar a fêmea e os dois começarem a entrar no ninho.
Tempo de Incubação: 17 a 18 dias
Anotar dos dias de postura dos ovos. Pois assim saberemos o dia do nascimento dos filhotes
Gaiola : Recomendável criar em Gaiolas de Reprodução de Agapornea, onde o ninho tem o tamanho e local apropriado na gaiola
Alimentação: Na época de reprodução é aconselhável fornecer além da ração ( Alpiste, milho alvo, aveia e girassol ) uma farinhada e também milho verde, maçã, chicória, agrião, cenoura, beterraba, jiló.
Poderá administrar na água oferecida aos pássaros um Complexo Vitamínico apropriado para aves.
Se você for habilidoso alimente ( com uma papa ) no bico, com o auxílio de uma seringa, apropriada, os filhotes ainda no ninho. Isso fará com que os filhotes peguem tamanho e melhora o padrão de seus pássaros.
Anilhas: É importante que se utilize as anilhas de identificação. Pois assim saberá a medicação fornecida ao pássaro, vacinas, idade, a genética e demais particularidades do pássaro.